OPINIÃO

É a estratégia que devora a cultura no café da manhã.

Muitos dizem que “a cultura come a estratégia no café da manhã”. Mas será que isso é verdade? Para mim, não. Estratégia é um conjunto de escolhas para alcançar objetivos — e a cultura, por sua essência, é uma expressão estratégica.

“A Cultura come a estratégia no café da manhã”. Essa é uma frase famosa com a qual eu não concordo, e vou explicar por quê. A estratégia nada mais é do que um conjunto de escolhas para chegar a um objetivo específico. Então, o próprio conceito de cultura é uma abordagem estratégica.

O problema é que, muitas vezes, confunde-se estratégia com planejamento quando, na verdade, são duas coisas distintas. Há um vídeo muito bom da Harvard Business Review com o Roger Martin que explica por que estas palavras nem deveriam andar juntas.

Isso porque nós temos o costume de ver a estratégia como algo linear e imutável: um objetivo fixo e uma série de ações que a empresa precisa fazer. Nem no método clássico da Escola Superior de Guerra, que aprendi, o planejamento estratégico é algo tão engessado quanto se imagina.

Existem várias maneiras de encarar a estratégia, e uma delas é justamente um conceito muito próximo ao de cultura. Há diversos estudos para entender as diferentes abordagens estratégicas, mas talvez o mais consolidado deles sejam os 5 Ps da Estratégia de Henry Mintzberg.

Abordagem EstratégicaP de MintzbergDefiniçãoExemplo
Planejamento EstratégicoPlan (Plano)Estratégia como um plano deliberado e formal, que guia ações futuras com base em objetivos específicos.A maioria das empresas ocidentais de grande porte segue esta abordagem, realizando reuniões anuais de planejamento estratégico e definindo metas e ações para os próximos períodos
Estratégia Emergente Pattern (Padrão)Estratégia como um padrão de comportamento ou consistência em decisões ao longo do tempo.É a abordagem que popularmente chamamos de cultura. Empresas brasileiras contemporâneas como a G4 adotam essa abordagem, onde as decisões são sempre pautadas por métricas e resultados específicos.
Estratégia de DiferenciaçãoPloy (Manobra)Estratégia como uma manobra ou tática específica para superar concorrentes ou lidar com situações adversas.A Casas Bahia, em sua digitalização, exemplifica esta abordagem. Ao tentar competir no mercado de e-commerce, suas decisões tornaram-se reativas à concorrência, afastando-se de seu diferencial original no varejo físico.
Posicionamento no MercadoPosition (Posição)Estratégia como a escolha de uma posição no mercado, buscando criar vantagem competitiva e relevância.Marcas de luxo como Louis Vuitton e Hermès são exemplos clássicos desta abordagem. Todas suas decisões estratégicas são baseadas em manter e fortalecer sua posição premium no mercado..
Competitividade AdaptativaPerspective (Perspectiva)Estratégia como uma visão ou mentalidade compartilhada que orienta a organização em ambientes dinâmicos.A Apple, após o lançamento do iMac, consolidou sua perspectiva estratégica de criar produtos tecnológicos com design centrado na experiência do usuário, mantendo esta visão em todos os seus lançamentos subsequentes

O ideal é que as lideranças adotem uma destas abordagens específicas dentro da empresa. Reconhecer qual é a abordagem estratégica em uso ajuda os líderes a basearem suas decisões e a empresa a ganhar agilidade e coesão.

Método de Planejamento Estratégico da Escola Superior de Guerra.

Escolhi esta  ordem específica das abordagens apresentadas para representar uma escala de maturidade empresarial. Conforme a empresa evolui em sua cultura estratégica, ela avança ao próximo nível, proporcionando maior flexibilidade de decisão para os executivos. Acredito que, quando uma empresa tenta aderir a um destes níveis sem antes passar pelo anterior, surgem falhas significativas no processo.

NívelAbordagemOrientação das decisões
Foco internoNível 1Plan (Plano)Seguir o plano
Nível 2Pattern (Padrão)Métricas e Resultados
Foco externoNível 3Ploy (Manobra)Diferenciar-se da concorrência
Nível 4Position (Posição)Defender uma posição 
Foco holisticoNível 5Perspective (Perspectiva)Propósito

O Modelo perspectivo, que considero o mais avançado, é muito parecido com o que François Jullien, em “O Tratado da Eficácia”, considera como a abordagem estratégica oriental, onde se tem uma visão do resultado desejado e vai se esperando as melhores oportunidades para alcançá-lo.

Sempre que faço o trabalho de consultoria de posicionamento, já considero que estou preparando a empresa para atingir o próximo passo e dou um empurrãozinho para isto.

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