“A Cultura come a estratégia no café da manhã”. Essa é uma frase famosa com a qual eu não concordo, e vou explicar por quê. A estratégia nada mais é do que um conjunto de escolhas para chegar a um objetivo específico. Então, o próprio conceito de cultura é uma abordagem estratégica.
O problema é que, muitas vezes, confunde-se estratégia com planejamento quando, na verdade, são duas coisas distintas. Há um vídeo muito bom da Harvard Business Review com o Roger Martin que explica por que estas palavras nem deveriam andar juntas.
Isso porque nós temos o costume de ver a estratégia como algo linear e imutável: um objetivo fixo e uma série de ações que a empresa precisa fazer. Nem no método clássico da Escola Superior de Guerra, que aprendi, o planejamento estratégico é algo tão engessado quanto se imagina.
Existem várias maneiras de encarar a estratégia, e uma delas é justamente um conceito muito próximo ao de cultura. Há diversos estudos para entender as diferentes abordagens estratégicas, mas talvez o mais consolidado deles sejam os 5 Ps da Estratégia de Henry Mintzberg.
Abordagem Estratégica | P de Mintzberg | Definição | Exemplo |
Planejamento Estratégico | Plan (Plano) | Estratégia como um plano deliberado e formal, que guia ações futuras com base em objetivos específicos. | A maioria das empresas ocidentais de grande porte segue esta abordagem, realizando reuniões anuais de planejamento estratégico e definindo metas e ações para os próximos períodos |
Estratégia Emergente | Pattern (Padrão) | Estratégia como um padrão de comportamento ou consistência em decisões ao longo do tempo. | É a abordagem que popularmente chamamos de cultura. Empresas brasileiras contemporâneas como a G4 adotam essa abordagem, onde as decisões são sempre pautadas por métricas e resultados específicos. |
Estratégia de Diferenciação | Ploy (Manobra) | Estratégia como uma manobra ou tática específica para superar concorrentes ou lidar com situações adversas. | A Casas Bahia, em sua digitalização, exemplifica esta abordagem. Ao tentar competir no mercado de e-commerce, suas decisões tornaram-se reativas à concorrência, afastando-se de seu diferencial original no varejo físico. |
Posicionamento no Mercado | Position (Posição) | Estratégia como a escolha de uma posição no mercado, buscando criar vantagem competitiva e relevância. | Marcas de luxo como Louis Vuitton e Hermès são exemplos clássicos desta abordagem. Todas suas decisões estratégicas são baseadas em manter e fortalecer sua posição premium no mercado.. |
Competitividade Adaptativa | Perspective (Perspectiva) | Estratégia como uma visão ou mentalidade compartilhada que orienta a organização em ambientes dinâmicos. | A Apple, após o lançamento do iMac, consolidou sua perspectiva estratégica de criar produtos tecnológicos com design centrado na experiência do usuário, mantendo esta visão em todos os seus lançamentos subsequentes |
O ideal é que as lideranças adotem uma destas abordagens específicas dentro da empresa. Reconhecer qual é a abordagem estratégica em uso ajuda os líderes a basearem suas decisões e a empresa a ganhar agilidade e coesão.

Escolhi esta ordem específica das abordagens apresentadas para representar uma escala de maturidade empresarial. Conforme a empresa evolui em sua cultura estratégica, ela avança ao próximo nível, proporcionando maior flexibilidade de decisão para os executivos. Acredito que, quando uma empresa tenta aderir a um destes níveis sem antes passar pelo anterior, surgem falhas significativas no processo.
Nível | Abordagem | Orientação das decisões | |
Foco interno | Nível 1 | Plan (Plano) | Seguir o plano |
Nível 2 | Pattern (Padrão) | Métricas e Resultados | |
Foco externo | Nível 3 | Ploy (Manobra) | Diferenciar-se da concorrência |
Nível 4 | Position (Posição) | Defender uma posição | |
Foco holistico | Nível 5 | Perspective (Perspectiva) | Propósito |
O Modelo perspectivo, que considero o mais avançado, é muito parecido com o que François Jullien, em “O Tratado da Eficácia”, considera como a abordagem estratégica oriental, onde se tem uma visão do resultado desejado e vai se esperando as melhores oportunidades para alcançá-lo.
Sempre que faço o trabalho de consultoria de posicionamento, já considero que estou preparando a empresa para atingir o próximo passo e dou um empurrãozinho para isto.