A ação de marketing social buscou educar os colaboradores sobre o cuidado com o meio ambiente e aproximá-los da causa ambiental. A ação faz parte de uma estratégia elaborada de marketing institucional, realizada em três etapas durante o ano de 2020.
Líder mundial em soluções para o mercado de construção sustentável, a Saint-Gobain tem um portfólio completo de produtos e serviços para edifícios residenciais e comerciais, atuando nos mercados industriais com materiais de alto desempenho para aplicações exigentes em diversos segmentos: automotivo, siderúrgico, gás, petróleo, eletrodomésticos, aeronáutico, saúde, segurança entre outros.
Por produzir a matéria-prima de grande parte dos materiais industriais, a Saint-Gobain reconhece sua responsabilidade ecológica e procurou o auxílio estratégico da La Torre Marketing para auxiliá-la no desenvolvimento de campanhas para a conscientização de seus colaboradores.
O projeto foi divido em três importantes temas, sendo o primeiro sobre tratamento de água, o segundo sobre o consumo inteligente de energia elétrica e o terceiro com foco nos descartes adequados dos resíduos orgânicos e inorgânicos. Nesse primeiro momento, todo o desenvolvimento do projeto foi realizado nas instalações da Saint-Gobain em Vinhedo, no Jardim São Matheus. Esse espaço foi utilizado como palco para implementação de atividades de conscientização ambiental, por meio de sinalização estratégica, eventos, palestras, e treinamentos em diversos ambientes do local.
“O uso de estratégias de marketing para promover a conscientização ambiental dentro da Saint-Gobain foi excelente. Tivemos um grande avanço no engajamento dos colaboradores em aprender e inovar cada vez mais sobre diversos temas sustentáveis como uso consciente de água, energia, e descarte de resíduos. Queremos incentivar a todos para que levem os aprendizados adquiridos no local de trabalho para suas casas e repassem os seus conhecimentos para seus familiares, auxiliando na criação de uma geração mais consciente e responsável.” – comenta Pedro Henrique de Souza, Engenheiro Ambiental na Saint-Gobain
Estima-se que a campanha impactou mais de 2.000 colaboradores no decorrer de um ano, com ações pontuais de sazonalidade trimestral. Todas as etapas da campanha foram desenvolvidas de forma a possibilitar a implementação em outras unidades.
_______________________________________________________________
Equipe de desenvolvimento
Aprovação: Pedro Henrique de Souza, Engenheiro Ambiental na Saint-Gobain
Planejamento: Matheus Schmidt
Design: Elizabeth Mendes
Atendimento: Pâmela Ignácio e Veridiana Mellilo