NOTÍCIA

Livro “Mentalidade de Marketing” inova estratégias.

“Censo das Agências”, Operand, aponta em média 51% do tempo de produção de uma agência é gasto em refação.

Segundo a pesquisa anual “Censo das Agências”, de iniciativa da Operand, em média 51% do tempo de produção de uma agência de publicidade é gasto em refação. Isto significa que metade de todo custo de marketing é originado por falta de um direcionamento correto. E, apesar de todo o esforço, os clientes não veem valor no trabalho – sendo este o principal motivo de troca de agência com 46% dos casos.

Livro A Mentalidade de Marketing disposto nas livrarias do país.

Com isso, o marketing vive um momento crítico: nas agências, milhares de publicitários viram noites atendendo às exigências dos clientes. E os clientes, por sua vez, gastam horas reclamando da falta de resultado, criando, assim, uma espécie de ciclo do  “marketing mimado” em que o empreendedor se preocupa em realizar uma série de ações que não trazem resultados. “Antes qualquer ação de marketing era custosa de ser produzida, o que tornava as decisões menos imediatistas. Agora, como é mais fácil executar, os gestores conseguem atingir suas vontades, mas depois culpam as equipes por não terem resultados. É a era do marketing mimado”, explica Thiago La Torre, consultor de marketing estratégico e sócio-fundador da La Torre Marketing. “Com o avanço do marketing digital, um novo tipo de cliente entrou no mercado: as médias empresas. E o segmento ainda não está preparado para atender este público, o problema só tende a crescer. Foi aí que surgiu a ideia do Mentalidade de Marketing”, conta.

Com a ideia em mente, o consultor, Thiago La Torre, e seu sócio Matheus Schmidt, escreveram o livro “Não fique a ver navios: A Mentalidade do Marketing” para facilitar a compreensão de métodos de sucesso para que marcas ou empresas obtenham bons resultados em marketing sem muito estresse. O livro é resultado de mais de 15 anos de experiência elaborando estratégias para empresas de pequeno e médio porte, onde apresentam, com metáforas fáceis de lembrar e dados praticamente inéditos, os mitos que acabam com o sono da maioria dos empresários e publicitários no Brasil. 

Além de resumir de forma didática os principais conceitos de marketing, o livro exibe dois novos conceitos. A “Torre de Marketing”, compara as etapas da vida do planejamento de marketing com a peça “torre” de um jogo de xadrez, hierarquizando as prioridades e permitindo realizar um planejamento estratégico mais rápido. 

Separada em quatro momentos (Posicionamento, Exposição, Fidelização e Otimização),  a ideia da “Torre de Marketing” é identificar de maneira rápida as ações mais eficazes para o momento da marca e do negócio. 

A publicação também apresenta a ideia de Mercado Ovo, Mina, Fazenda e Migalhas que preconiza que é possível identificar o ciclo de vida de um segmento de acordo com a demanda orgânica e que, para cada estágio, há uma estratégia macro a ser seguida.

“Escrevi o livro pela primeira vez em 2015, mas achei que ainda não estava pronto para publicar. Queria que tudo no livro já estivesse sido testado na prática até o esgotamento, queria uma abordagem muito prática. Em 2018, o Matheus Schmidt me ajudou a retomar a idéia do livro e passamos um ano reduzindo e cortando informações até chegar um conteúdo muito rápido e didático”, explica Thiago.

O livro está à venda somente online nas livrarias Cultura, Amazon e Saraiva; e também encontra-se disponível na Kindle Store.

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