Autor do livro “A Mentalidade do marketing”, conta a sua experiência somando estratégia e arte
O interesse por marketing digital cresceu 1.600% nos últimos 10 anos e movimenta R$16 bi em veiculação no Brasil. Isto fez com que as empresas investissem grande parte de sua verba de mídia para o digital, que hoje representa 50% do montante global. “O problema é que esta é uma aposta muito instável. A bonança do marketing digital vai acabar: as empresas estão investindo exponencialmente e quanto mais verba for investida, maior a competição e menor o resultado. Além disto, há diversas tecnologias e regulamentações emergentes que devem mudar totalmente a publicidade digital, minando os investimentos atuais”, diz o consultor de marketing estratégico, Thiago la Torre.
Na contramão do frenesi de divulgação, o consultor apresenta sua abordagem em uma espécie de guia básico para empreendedores que precisam de um “MBA intensivo” no assunto. O livro “A mentalidade do marketing: Não fique a ver navios”, reúne 15 anos de experiência com empresas de médio porte, numa linguagem simples, inusitada e com dados praticamente inéditos no Brasil.
Sua carreira de consultor foi inspirada pelos pais, que também são empreendedores e executivos. Com formação em Artes Visuais pela Unicamp, Thiago já sabia mesmo antes de começar a faculdade que queria trabalhar com marketing, área na qual já atuava desde os 15 anos de idade. Na graduação, ganhou o prêmio Salão de Arte Contemporânea da Unicamp, em 2008. Depois de formado, na mesma universidade foi pesquisador DTI-b no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, o Labjor.
A veia empreendedora logo se manifestou e Thiago abriu sua primeira agência de criação que prestava serviços terceirizados para as grandes agências e atendia diretamente marcas de médio porte. Durante o período em que esteve à frente do atendimento da empresa, notou que o verdadeiro gargalo de seus clientes era entender o posicionamento e diferenciais competitivos da marca. Para compreender melhor esse mercado, iniciou uma extensão de Marketing na ESPM e outras duas em Estratégia e Inteligência na Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra.
A capacidade criativa da sua formação em Artes Visuais, aliado a capacidade analítica do marketing e estratégia, fizeram que o consultor enxergasse diferentes soluções para os problemas de marketing – “Historicamente, os artistas sempre foram precursores das mudanças sociais e tecnológicas. O contato com a estratégia no ambiente militar me permitiu ser muito prático neste processo – entendendo como acelerar, usar e aproveitar estas mudanças em prol dos meus clientes.”
Em 2015, Thiago reuniu todo o acervo de aprendizados e fundou a La Torre Marketing, pensada para ser uma boutique de estratégia, a agência já coleciona cases na região. Em paralelo, também esteve à frente de diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo, como o programa “Café Empreendedor”, na Rádio Brasil, no qual entrevistava empresários da região com uma visão estratégica de mercado. Atualmente, o programa ainda existe, mas é comandado pela Veridiana Mellilo, sócia de Thiago na La Torre Marketing.